As 14 Maiores Tendências de Design Gráfico de 2023
- Adriano Lenno
- 4 de fev. de 2023
- 5 min de leitura
O que está afetando as tendências em design gráfico?
Você sabe o que mudou mais rápido do que qualquer coisa? Nós mesmos.
Todos nós passamos por grandes mudanças desde 2019. Consequentemente, nossas preferências e nossos gostos também mudaram…
Você não pode esperar que os usuários gostem de um produto criado e desenvolvido com base nas tendências pré-pandemia ou antes do iPhone 13.
Portanto, é preciso conferir as últimas tendências de design gráfico para modernizar o seu produto e torná-lo mais valioso.
O que é pragmatismo criativo?
Eu dei uma breve descrição da situação, mas há uma definição ainda mais curta e bastante popular entre os designers que resume bem as tendências de 2022: pragmatismo criativo.
Pragmatismo criativo é um conceito que reúne o espírito livre da criatividade e a visão prática do pragmatismo.
Em outras palavras, é uma combinação de diversão e beleza com realidade e lógica.
Neste artigo, eu vou mostrar quais são as tendências mais populares em gráfico design atualmente:
1. Personagens 3D
A realidade virtual está cada vez mais presente na nossa vida.
Não, não é uma teoria da conspiração; pelo contrário, esta é uma tendência cada vez mais forte.
Por consequência, estamos nos acostumando a ver elementos visuais 3D nas nossas telas. Eles estão ficando mais reais e mais próximos de nós, e é por isso que o design 3D se popularizou tanto – principalmente para a criação de personagens.
Esses personagens 3D podem acompanhar os usuários em todos os lugares, seja em sites de empresas de tecnologia ou em apps.



2. Elementos 3D e 2D misturados
Assim como os personagens 3D, é muito comum ver uma combinação de elementos 3D e 2D em design.
O contraste entre eles chama a atenção e o resultado é simplesmente lindo. A combinação adiciona profundidade ao design. Por exemplo, veja só a imagem do herói de Neverland:

3. Candy colors (cores doces)
Chegou a hora de dar espaço para as candy colors – ou “cores doces” – na sua paleta de cores. É como ir para uma terra encantada bem longe das dores da nossa existência, sabe?
Talvez seja uma boa ideia acompanhar essa tendência de design gráfico e usar um esquema de cores parecido para dar uma vibe mais positiva para o seu design e despertar a criança interna dos usuários.


4. Design holográfico
Você já ouviu falar de shows com hologramas? É quando um holograma de um cantor ou de uma banda inteira é exibido, mesmo que os artistas já tenham morrido.
Eu ouvi falar disso recentemente e posso dizer que me apaixonei novamente pelo século 21. Ah, como a tecnologia é incrível, né?
E é claro que essa tendência também afetou o design gráfico. As pessoas adoram elementos visuais transparentes e com efeito neon.

5. Formas e fontes psicodélicas
O design psicodélico está em todo lugar. Em contraste com designs futuristas que celebram o avanço tecnológico, designs clássicos e com uma pegada dos anos 60 têm se popularizado. Cores mais brilhantes e ilustrações abstratas são partes essenciais dessa tendência.

6. Elementos visuais inclusivos
Todos nós estamos mais sensíveis à inclusão e à diversidade em 2023, principalmente depois dos movimentos Black Lives Matter e Me Too. Podemos notar claramente sua presença nas redes sociais e em apps. É um grande problema incluir somente personagens homens e brancos nos elementos visuais do seu app. Portanto, os designers também têm seu papel na inclusão social, e os usuários agradecem.
É assim que uma tendência se torna uma tendência.

7. Ilustrações feitas a mão
É fato que ilustrações feitas a mão tornam o seu design mais autêntico. Imagens autênticas tornam o seu design único, o que ajuda o usuário a se sentir mais conectado ao que ele está vendo na tela.
Em outras palavras, isso desperta as emoções do usuário e torna o seu design muito mais humano que imagens stock.


8. Tons suaves da natureza
A pandemia nos fez pensar mais na nossa saúde e na natureza.
Eu tenho certeza que você tem algum amigo que passou a utilizar produtos ecológicos para ser mais saudável ou que começou a se preocupar mais com a emissão de carbono. E isso definitivamente afetou as tendências de cores.
Essa mudança aparece no mundo do design por meio de tons mais neutros e paletas de cores suaves. Ou seja, são esquemas de cores obtidos a partir de elementos naturais, como terra, mar e folhas, deixando de lado as cores vívidas e chamativas.



9. Fontes grandes e em negrito
A tipografia representa grande parte do design, e as fontes estão cada vez maiores e mais fortes. Faz parte da tendência de maximalismo, que também veio com tudo em 2023.
Fontes em negrito chamam a atenção e constroem uma hierarquia entre os elementos do design.
A maioria dos diretores de design de produtos web e apps faz uso dessa técnica.


10. Nostalgia
Como disse anteriormente, em oposição aos designs futuristas, estamos vendo um retorno aos anos 90, 80 e 70.
Você pode escolher esse estilo para dar uma pegada mais reconfortante ao seu design, em contraste com as rápidas mudanças do mundo moderno.
No entanto, é importante saber o que você pretende obter com esse design. Por exemplo, um visual mais old school pode não funcionar para uma empresa de tecnologia. Portanto, é preciso identificar as suas personas de usuário e saber o que elas esperam do seu design.


11. Antidesign
É, o punk não morreu.
Essa tendência vai na contramão do fluxo da cultura pop e das tendências mais populares, como design minimalista, flat design e cores mais brilhantes.
Suas principais características são formas assimétricas, tipografia agressiva e uma paleta de cores escuras.


Em relação à popularidade do verde neon e desse antimovimento, Julius Colwyn destaca como os millennials criaram essa tendência como uma solução para o que está acontecendo no mundo e na tecnologia:
As pessoas não passaram a gostar de verde neon do nada; o design revela como públicos específicos veem o mundo e seu lugar dentro dele. Os nativos digitais querem criar um novo espaço que seja irregular, cru e real. Essa energia também não é a loucura do neon sem limites da internet 1.0; trata-se de uma versão refinada do caos digital que se baseia nas novas habilidades catalisadas pela economia dos criadores.

12. Fontes retorcidas
Letras tortas, versões estranhas de fontes com serifa, fontes manuscritas e muito mais…
Essa tendência de tipografia experimental utiliza versões alternativas das fontes, algo parecido com o antidesign. Por exemplo, uma das séries mais populares de 2022 usa isso muito bem. Sim, estou falando de Round 6.
Elas chamam muita atenção e fazem com que os usuários e espectadores leiam a mensagem que você está transmitindo.



13. Formas geométricas
Desenhos, incluindo formas geométricas, são simples e minimalistas. É por isso que as pessoas adoram usar formas geométricas em branding e posts de redes sociais. Embora seja algo simples e limpo, elas fazem com que o design pareça vivo, quando combinadas com as cores certas. Várias gigantes da tecnologia, incluindo a Zendesk, preferem esse estilo.
Você também pode usá-las se não gostar muito das formas abstratas tão utilizadas nas tendências de design psicodélico ou holográfico.




14. Plástico
Esse é um dos meus elementos preferidos para 2023 e uso bastante.
O plástico como elemento do design gráfico esta sendo muito utilizado em campanhas de moda, estética e para campanhas de conscientização da poluição cada vez mais elevada!


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