top of page
Buscar

Diferença entre marketing e social media


Essa é uma duvida frequente, entre o marketing e suas funções e a gestão de redes sociais, ou "social media".

Algumas pessoas, inclusive, podem até achar estranho que os dois termos não signifiquem a mesma coisa. Mas esse engano também é compreensível. Nos últimos anos, o Marketing Digital e as mídias sociais andaram tão juntos que começaram a ser facilmente


confundidos. Entretanto, permanecer neste equívoco por muito tempo pode ser prejudicial para a


sua marca.


Entender a diferença entre Marketing Digital e mídias sociais é importante para expandir os horizontes do seu negócio.

Marketing Digital x Mídias Sociais: qual é a diferença?

O primeiro passo para pontuar as diferenças entre Marketing Digital e mídias sociais é definir o que cada um significa individualmente. Só com isso já é possível perceber por que eles são diferentes.


O Marketing Digital consiste na prática de usar as tecnologias digitais para promover marcas, eventos, pessoas e seja lá mais o que for. A Internet é um desses meios de promoção – e possivelmente o mais poderoso na atualidade -, mas não é o único. A TV, o rádio e até painéis digitais também se encaixam neste contexto.



As mídias sociais, por sua vez, são ferramentas de interação nativas dos novos meios de comunicação e da Internet. Dessa forma, elas são mais uma das tecnologias disponíveis para o Marketing Digital exercer sua função.


Sendo assim, as redes sociais são apenas uma parte – importantíssima, diga-se de passagem – do grande universo que é o Marketing Digital. A confusão entre os dois surge justamente porque as mídias sociais são, hoje, a estratégia de Marketing Digital mais conhecida e utilizada. E não é para menos: elas oferecem diversos benefícios para as marcas.





Por que usar as mídias sociais como estratégia de Marketing Digital?


Já se foi o tempo em que ter uma página profissional era diferencial para um negócio. Hoje, quem


quer ser visto precisa ter um perfil atualizado em redes sociais estratégicas. As mídias sociais servem para potencializar a visibilidade da marca, aumentando as chances de alcançar o público certo.


Estar visível e à disposição sempre que alguém procura seu produto, sua marca ou por um serviço que você ofereça aumenta sua credibilidade e a sua autoridade. O espaço das redes sociais é ideal não só para atrair potenciais clientes, mas também para “educar” os leads


em todas as etapas do funil de vendas por meio de conteúdo relevante.


É exatamente por este motivo que só estar nas redes sociais não basta. É preciso ter presença estratégica e planejamento. Você sabe como é feito Marketing Digital nas mídias sociais?


Como fazer Marketing Digital nas mídias sociais?


1. Conhecer seu público

Antes de falar com o seu público, é fundamental ter em mente o que ele quer saber, quais são seus desejos e problemas. Dessa forma, você consegue se apresentar exatamente como ele precisa.


2. Fazer conteúdo de qualidade

Depois de conhecer seu


público, será possível fazer um conteúdo que de fato o atenda. É preciso ter foco em ser útil, educativo e descomplicado. Visualmente, o conteúdo também precisa ser de qualidade para chamar a atenção.


3. Manter frequência

Manter a frequência dos posts preserva o interesse do usuário. Além disso, também é uma forma de construir credibilidade e não cair no esquecimento.


4. SAC

Responder as questões do seu público e ser atencioso com ele vai gerar aproximação com a sua marca. Os clientes que receb


s de indicação. Veja como fazer um bom atendimento ao cliente aqui.


5. Conhecer a rede social que vai usar

Ter familiaridade com a rede social utilizada é um bom começo para fazer Marketing Digital nas mídias sociais. Isso porque cada uma tem sua peculiaridade e funcionamento próprio. No nosso blog, você pode ver como funciona o Instagram e ainda ver mais algumas dicas para aumentar o engajamento.

 
 
 

Comentarios


bottom of page