O que é engajamento e a importância de entender esse conceito?
- Adriano Lenno
- 24 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2023
Engajamento é um conceito que representa a proximidade entre uma empresa e os consumidores. Ou seja, o quanto essas duas partes se relacionam e interagem de forma natural. Portanto, na prática, quanto maior o engajamento, mais próximas estão as duas partes e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca.
O quanto os usuários interagem com a sua marca e, em alguns casos, de forma voluntária, seja promovendo o seu negócio, seja apenas curtindo ou comentando uma publicação? É o engajamento que vai mostrar isso. Sendo assim, você consegue avaliar, por exemplo, se as estratégias de marketing estão sendo eficientes ou não.
Mas qual a razão do engajamento ser tão importante para o seu negócio? Além de mostrar a eficácia das suas ações de comunicação, indica também o nível de satisfação do consumidor com a sua marca e, é claro, a autoridade e credibilidade que a sua empresa conquistou dentro do seu segmento de atuação.
Como criar engajamento com o público?
Agora que você já sabe qual é a real importância de criar engajamento com o seu público e estabelecer a sua marca como referência no segmento de mercado, que tal conhecer as estratégias que podem facilitar a aproximação do seu negócio e os usuários? Separamos algumas dicas para você colocar em prática!
Saiba quem é o seu público
O primeiro passo para criar engajamento com o seu público é justamente saber quem está do outro lado. Portanto, busque o máximo de informações possíveis sobre quem você se relaciona e, a partir desses dados, você consegue descobrir quais são as suas preferências e desejos, permitindo que você ofereça o que eles procuram, aumentando a satisfação.
Esteja em diferentes canais de atendimento
O atendimento deve ser uma prioridade para a sua empresa e o primeiro passo é oferecer diferentes canais de contato com o seu público. Dessa forma, você garante que o usuário vai poder escolher a plataforma que mais agrada e, mais importante, que o seu negócio vai oferecer uma experiência satisfatória em qualquer uma delas.
Invista em campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma estratégia eficiente e a principal razão é a proximidade que ela oferece. Quando você tem a oportunidade de falar diretamente com o consumidor? Assim, é possível enviar conteúdos, materiais ou mesmo formas de contato de forma mais personalizada e, consequentemente, mais chances de sucesso na abordagem.
Fortaleça a presença nas redes sociais
As redes sociais são canais populares de relacionamento, e isso é evidente no Brasil. Um estudo da GlobalWebIndex mostra que os brasileiros passam cerca de 225 minutos por dia nessas plataformas. Como ignorar esses números? Você precisa estar presente nas redes e se aproximar ainda mais dos consumidores.
Crie conteúdos relevantes para o público
Uma das formas mais eficazes de gerar engajamento com o usuário é, sem dúvidas, por meio da produção de conteúdo relevante para o usuário. Assim, é possível atrair mais tráfego e engajamento com materiais ricos e que, de fato, ajudem o consumidor a solucionar um problema ou aprender mais sobre um assunto.
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